A AVENIDA INTENDENTE é uma instalação urbana que tem lugar na Rua do Benformoso e na Rua dos Anjos e tem por base a definição de Intendente mais vasto, um espaço da cidade criativo e singular, dotado de um clima favorável à iniciativa local.

A AVENIDA INTENDENTE quer impulsionar a vivência da rua, dando visibilidade ao seu comércio, captando novas ocupações, atraindo os públicos do largo para as ruas adjacentes, gerando novas dinâmicas sociais, culturais e urbanísticas.

A AVENIDA INTENDENTE foi fruto de um trabalho de campo que decorreu durante um ano no eixo Benformoso-Anjos e que resultou numa intervenção em várias frentes: anúncios iluminados para o comércio local, iluminação em pontos-chave do eixo, galeria urbana, leitura/edição e debate.

Coordenada pela ARTÉRIA em parceria com o TEATRO PRAGA, a Associação Cultural XEREM e com financiamento do Programa BIP/ZIP – Parcerias Locais.

Para garantir a memória futura da intervenção será lançada uma edição – Avenida Intendente, uma sebenta de uso corrente, com a coordenação de Susana Pomba//Teatro Praga, que pretende fazer uma abordagem artística livre, um registo impresso que reúne excertos de textos de investigação sobre a Mouraria, de vários ângulos e áreas disciplinares, documentos do processo para a instalação urbana e conversas informais para reflexão futura, destinado à comunidade residente e também à comunidade científica.