INSTALAÇÃO LUMÍNICA

TIRA_07

A instalação lumínica é uma proposta em duas partes: uma permanente que nasce do mapeamento das necessidades dos comerciantes e outra temporária cuja génese é o questionar os processos evolutivos da cidade, procurando elos de continuidade para a requalificação do Intendente.

TEMPORÁRIA: A instalação lumínica temporária pretende fortalecer a ligação da Rua do Benformoso ao Largo do Intendente e entrelaçar territórios que hoje são distintos, na escala, na vivência e nos públicos. A estratégia foi mapear o comércio desaparecido como forma de reconhecimento do presente na continuidade da construção da cidade. Esta instalação de luz foi feita com base em duas sessões abertas e em entrevistas aos comerciantes da Rua do Benformoso, que forneceram as bases para o desenho da instalação temporária: Aristof, Império, Istambul e Sol Bar eram bares conhecidos, onde circularam as histórias e memórias do Intendente e de muitos dos que ainda habitam este território.

PERMANENTE: A instalação lumínica permanente foi criada como resposta às necessidades dos proprietários dos bares que permanecem há muito neste lugar: Cantinho do Benformoso, Tominho, Sarriá, Maravilhas e Tasquinha do Benformoso, situados na Rua do Benformoso e na Travessa do Benformoso ao Largo do Intendente.

Estes anúncios iluminados pretendem dar visibilidade ao comércio local, criando aproximações para a definição de uma imagem urbana daquele lugar, com o objectivo de o qualificar.

logos1